Borboletas

Brancas
Azuis
Amarelas
Pretas
Brincam na luz
As belas borboletas
Borboletas brancas
São alegres e francas

Borboletas azuis
Gostam de brincar na luz

As amarelinhas
São tão bonitinhas

E as pretas então
Oh, que escuridão !

Vinícius de Moraes

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Projeto Copa

Centro Social Bênçãos do Senhor
Treinando para o futuro
Creche Bênçãos do Senhor
Tema gerador: Ganhar e perder
Público Alvo:Crianças de 2 anos a 5 anos e 11 meses
Autoras: Adriana Monsores, Carlice Santos, Claudia Silva, Ivi Christina, Patrícia Santos e Sabrina Fernandes

Justificativa:

A violação das regras gera grandes discussões. Nesta fase, surge um forte sentimento de competição o fato de perder torna-se quase intolerável para algumas crianças, dando origem a cenas de choro e até mesmo de agressão.
Procura-se atraves deste projeto despertar o espírito de cooperação e de trabalho conjunto no sentido de metas comuns. A criança precisa de ajuda para aprender a vencer, sem menospresar uma atitude de compreenção e aceitação: e quando o clima da sala de aula é de cooperação e respeito mútuo, a criança sente-se segura emocionalmentee tende a aceitar mais facilmente o fato de ganhar ou perder como algo normal, decorrente do próprio jogo. Sendo o futebol uma das maiores paixões do povo brasileiro, mesmo ganhando ou perdendo as pessoas continuam com a mesma paixão, aproveitaremos a Copa do Mundo para trabalhar o ganhar e perder valorizando o amor e respeito por sua pátria neste momento onde todas as nações se únem para acompanhar este evento.

Objetivo Geral:

Levar as crianças a desenvolver o espírito esportivo através de uma manifestação mundial, utilizando atividades diversificadas, focalizando a pluralidae cultural, possibilitando as crianças um conhacimento mais amplo sobre o país onde será realizado a Copa do Mundo, sua cultura e suas contribuições, que enriquecem a diversidade cultural brasileira, ampliando o repertório.

Objetivos Específicos:

*Divulgar, valorizar e conhecer as culturas do Brasil e da Áfica;
*Idenficar os países através da bandeira;
*Trabalhar as faunas Africana e Brasileira;
*Estimular através das brincadeiras o respeito mútuo, solidariedade, cooperação, obediência as regras, senso de responsabilidae, iniciativa pessoal e grupal;
*Possibilitar que as crianças ampliem seus conhecimentos a respeito do país onde será realizada a Copa do Mundo;
*Estimular a imaginação, a criatividae, a expressão corporale as linguagens oral e escrita.

Culminância do projeto: Dia 09 de julho
Música do Skank "Partida de futebol"
Apresentação dos trabalhos

Período de realização: Junho a Julho de 2010

Temas Transversais:

*Ética: Abordagem da união dos povos através da Copa, respeito entre os alunos e as regras, trabalhar o conceito de que nem sempre se vence. Através das derrotastraçamos novas estratégias.




*Meio Ambiente: Observar os lugares e as mudanças por causa da copa (enfeites); localizar pontos positivos (torcida) e negativos (sujeira)

*Matemática: Construçaõ de um campo de futebol para localizar as formas geométricas;
Quantidade de jogadores no campo de futebol.

*Língua Portuguesa: Hino Nacional (confecção figuras relacionadas às palavras).

*Artes: Criação de um mascote para a sala ;
Música partida de futebol.

Desenvolvimento

*Recorte e colagem de reportagens sobrea Copa;
*Conversa informal sobre o que eles entendem sobre o futebol;
*Pinturas diversas (surpresa, com esponja, a dedo, cola colorida, sombreada, etc.)
*Quebra-cabeça dos animais;
*Construção do Mascote da copa;
*Construçao da Bandeira do Brasil;
*Confecção de campos de futebol com tampinhas de pet;
*Confecção de jogadores;
*Recorte de torcedores da Copa. Os pais enviarão diversas figuras de torcedores para a montagem da arquibancada para o campo de futebol. Serão trabalhadas as expressões faciais (feliz,triste,gritando).
*Gincana(brincadeiraspara seleção):
Corrida de obstáculos
Passar o bastão
Futebol entre as turmas
Prova de salto
Desafio das cores
Arremesso
Por favor
Zoológico
Peixinhos espertos
Corrida do Bonde
Galopando

Avaliação do projeto

Através da participação das crianças nas atividades, e da mudança do comportamento da criança nas atividades e na rotina da creche em relação a limites e regras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário